quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Gaia: imagens com história (VII) - A Quinta do Vale da Glória na encosta da Serra do Pilar


Imagem da Casa da Quinta da Glória ou Vale da Glória, no monte de 
Quebrantões, junto à ponte D. Maria Pia (Arquivo de Imagens de António Conde)


Aspecto actual, Bairro da Serra do Pilar e Ponte de S. João (foto António Conde)

Outra perspectiva da Quinta da Glória (foto António Conde)

Data: finais do séc. XIX.

Descrição: A imagem, onde se destaca a ponte D. Maria Pia, apresenta em primeiro plano a casa da Quinta da Glória, sobranceira ao rio Douro, na escarpa nascente da Serra do Pilar. Do lado norte é visível o monte do Seminário onde se situa o Colégio dos Órfãos do Porto, a cargo da congregação Salesiana. Na extremidade da ponte e no plano inferior é visível o túnel ferroviário que liga as estações de Campanhã e S. Bento. A ponte D. Maria Pia, construída pela empresa de Gustave Eiffel, foi inaugurada pelo rei D. Luís e pela rainha D. Maria Pia, sua patrona, a 4 de Novembro de 1876 e serviu, durante 114 anos, até ser substituída, em 1991, pela ponte de S. João. Em 1982, pelo Decreto nº 28/82, foi classificada como monumento nacional.
Na quinta do Vale da Glória, com velha casa apalaçada em degradação, existiu a chamada Fonte da Gruta onde era extraída uma água puríssima que chegou a ser comercializada há décadas. Insere-se numa zona de vistas aprazíveis, mas algo degradada, que está a ser sujeita a operações de reconversão urbanística e recuperação ambiental e paisagística, no âmbito do projeto municipal “Encostas do Douro”.
No que toca à componente humana da imagem ressaltam as figuras de mulheres e crianças em trajes típicos da época.

Remissivas: Quintas de Vila Nova de Gaia/ Oliveira do Douro (freguesia) / Ponte ferroviária de Maria Pia/ Lugar de Quebrantões/ Serra do Pilar.

Bibliografia:
.  ALMEIDA, Luís Gomes Alves de - Notas monográficas sobre a freguesia de Santa Eulália de Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, 1985.
. O Porto e os seus fotógrafos. Porto, Porto Editora, 2001.

 Sala de Fundo Local, Fevereiro de 2012