segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Gaia: imagens com história (V) - A ponte D. Luís e o 125º aniversário da inauguração



Ponte D. Luís I e trecho da Avenida Diogo Leite (c. década de 30 do séc. XX.)

O Mosteiro da Serra do pilar por entre os rendilhados da Ponte D. Luís (Foto de António Conde)

As 3 Pontes: das Barcas (memorial, em 1º plano),
de D. Luís I e D. Maria II (obeliscos ao fundo).
Foto de António Conde.


Data: década de 30 do séc. XX.

Descrição: No ano em que se assinala o 125º aniversário da inauguração da ponte D. Luís I (ainda que só com o tabuleiro superior), ocorrido a 31 de Outubro, apresentamos aqui uma imagem da mesma ponte e da que a antecedeu, a chamada Ponte Pênsil.
A imagem, que criticamente datámos dos anos 30, apresenta a ponte D. Luís, com especial destaque para o seu tabuleiro inferior. Ao fundo pode ver-se, para além da encosta portuense dos Guindais, os obeliscos (ainda existentes) da Ponte Pênsil, também chamada de D. Maria II, inaugurada em 1843.
O lançamento dos trabalhos de construção da ponte D. Luís I, em 1 de Dezembro de 1881, contou com a presença do rei D. Luís I, da rainha D. Maria Pia, do príncipe D. Carlos, do infante D. Afonso e de diversas autoridades civis e militares do Porto e de Vila Nova de Gaia e decorreu num pavilhão construído no terreiro do mosteiro da Serra do Pilar.
Pela passagem na ponte de peões, animais e carruagens era devida portagem, estabelecida por portaria, com valores que iam dos 5 réis, para peões, aos 240 réis para carruagens de 4 rodas e carroções com 4 cavalgaduras.
Em 28 de Outubro de 1905 foi inaugurada a passagem no tabuleiro superior da ponte D. Luís I das linhas de carros eléctricos nºs 13 (Praça da Liberdade – Santo Ovídio) e 14 (Praça da Liberdade – Devesas), inaugurando a era dos transportes colectivos em Vila Nova de Gaia.

Remissivas: Ponte D. Luís I/Rio Douro/As travessias do Douro.

Bibliografia: 
. O Porto e os seus fotógrafos, Porto, Livraria Civilização, 2001, p. 134.
. CRUZ, Paulo Jorge de Sousa; Cordeiro, José Manuel Lopes; As Pontes do Porto, Porto, Livraria Civilização, 2001.

                              


Sala de Fundo Local, Dezembro de 2011