quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Gaia: imagens com história (II)




























Título: O cais de Gaia e as ruínas de parte do Convento de Corpus Christi

Data: 1ª metade do séc. XX (cerca da década de 20)

Descrição: Imagem da zona ribeirinha hoje conhecida por Cais de Gaia, tirada de Sul para Norte, com a cidade do Porto em pano de fundo e o rio Douro de permeio. Em primeiro plano vemos o actual portal de entrada do convento de Corpus Christi e as ruínas de parte do convento que foram pasto das chamas e que depois de reconstruídas, no período do Estado Novo, albergaram o Instituto de Reinserção e actualmente a GAIURB. É digno de registo o (ainda) significativo tráfego fluvial.
Na zona então conhecida por Praia e hoje tradicionalmente designada por cais e onde ainda nos finais do séc. XX existia o pavilhão da APDL são dignas de registo uma plataforma com carris e guindastes que se eleva sobre o rio, bem assim vários armazéns provisórios. Trata-se respectivamente da estrutura que servia o antigo elevador da Calçada das Freiras e de edificações que serviam de armazém de apoio. Este elevador, como é sabido, fazia a ligação de mercadorias e pessoas entre este cais e a estação das Devesas.
É também visível junto às paredes em ruína uma pequena cúpula branca; trata-se, muito provavelmente, de um quiosque que ocupa o lugar do actualmente existente no Largo de Aljubarrota.

Remissivas: Cais de Gaia/Convento de Corpus Christi/Elevador da Calçada das Freiras

Bibliografia:
Porto. Margens do Tempo, Livraria Figueirinhas. Porto/Lisboa, 1997. p. 24


Sala de Fundo Local, Setembro de 2011